maio 2018
segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira sábado domingo

A presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação, Ester Carvalho esteve na manhã desta terça-feira, 14 de novembro, participando da reunião do Fórum Estadual de Educação, na sede do Conselho Estadual de Educação (CEE), em Belém. A vice-presidente do CEE, Beatriz Padovani deu as boas vindas à professora Ester, que também preside o Fórum Nacional de Educação (FNE) , responsável pela organização da Conae/2018. A presidente Ester falou dos encaminhamentos para a Conferência Nacional, “como espaço democrático de interlocução com a sociedade.” Em seu relato, a profª Ester Carvalho informou que o FNE é composto por 36 entidades e que mais cinco estão pedindo para fazer parte. “No total serão 41 representantes, que refletem uma composição plural da nossa sociedade.” Quanto aos recursos financeiros para a realização da Conferência, estão disponíveis cerca de 5 milhões para todo o Brasil. “Ao Pará, que tem 144 municípios coube a quantia de 129 mil. Também criamos um sistema de relatoria que seja alimentado por todos os Fóruns Estaduais de Educação, simultaneamente às conferências”, anunciou.
Ao final, a presidente Ester também agradeceu a vice-presidente do CEE, Beatriz Padovani, a presidente Suely Mnezes e a secretária executiva Kátia Tárrio, pela acolhida carinhosa e por todo esforço que têm feito pela melhoria da educação, não só do Pará, como de todo o Brasil. “Gostaria de dizer que eu não sou o Fórum, mas sim que estou nele, e desejo que todos os tipos de conferências:livres, abertas, da Conae e da Conape serão bem vindas”, finalizou.


Os integrantes do FEE/PA, agradeceram a presença da presidente do FNE e os esclarecimentos quanto à Conae/2018 e elogiaram a forma democrática com a qual vem trabalhando.
Participaram ainda da reunião, representantes das Universidades públicas e privadas, Sindicatos dos professores das redes pública e privada, Seduc, Senac, Cut, Uncme/PA, Undime.

Fonte:CEE/PA