setembro 2017
segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira sábado domingo

FullSizeRender (31)

Começa hoje (16) e vai até sexta-feira (18), a reunião plenária do Fórum Nacional de Conselhos de Educação (FNCE), em Boa Viagem (PE). O encontro vai reunir os presidentes de Conselhos de Educação da região nordeste para debater durante três dias temas como Sistema Nacional de Educação, Política Nacional de Educação à Distância, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, além da plenária final que será coordenada pela presidente do FNCE, profª Suely Menezes, que também coordena a conferência de abertura, hoje à noite, sob o tema “Política Nacional de Formação e Educação Continuada”, proferida pelo conselheiro, do CNE, prof.Luiz Fernandes Dourado.
O evento é promovido pelo FNCE e pelo CEE de Pernambuco, presidido pela professora Maria Ieda Nogueira.PROGRAMAÇÃO – LINK CEE/PE

FullSizeRender (34)

Dois temas relevantes pontuaram a programação do segundo dia da reunião plenária do Nordeste. Pela manhã, o conselheiro do CNE, Francisco Cordão expôs o tema “Política Nacional de EAD e Colaboração entre os Sistemas”, em mesa coordenada pelo presidente do CEE de São Paulo, Francisco Carbonari. Logo em seguida, houve a apresentação do tema “Construção da Base Nacional Comum” com o Ítalo Modesto Dutra, da Secretaria Básica do MEC, tendo como debatedores Ana Selva, da Seduc/PE e Horácio Reis, da Undime/PE. Esta mesa foi coordenada pela presidente do CEE do Piauí, Eliana Mendonça Sampaio.
À tarde, a discussão se deu em torno do tema “Sistema Nacional de Educação:aprofundando a discussão”, com Flavia Barros Nogueira, da SASE/MEC, em mesa coordenada pela presidente do CEE de Pernambuco, Maria Ieda Nogueira. Após as palestras ocorreram debates entre os participantes.

FullSizeRender (32)

A reunião do FNCE, em Recife (PE) encerrou na última  sexta-feira, 18, com a elaboração e divulgação da Carta do Recife e encaminhamentos para a agenda deste ano. Pela manhã, os participantes assistiram à palestra cujo o tema foi o “Financiamento da Educação na perspectiva do PNE”, ministrada por Luiz Araújo, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, sob a coordenação da vice-presidente do CEE do Ceará, Ada Pimentel Vieira.

IMG_3107

Assista às palestras nos links:

PALESTRAS

Tema: Diretrizes Curriculares para a Formação inicial e continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica
Palestrante:Luiz Dourado-CNE/UFG

Tema: Política Nacional de EAD e a Colaboração inter Sistemas
Palestrante:Francisco Aparecido Cordão

Tema:Financiamento da Educação Pública e o novo PNE.
Palestrante: Prof. Luiz Araujo

Em seguida, ocorreu a reunião plenária do FNCE/região Nordeste com os presidentes da região, tendo como pontos de pauta: avaliação da agenda 2015, monitoramento dos Planos de Educação e a Carta de Recife.

IMG_3120

 

CARTA DE RECIFE

 

Fonte:Ascom/CEE